segunda-feira, 19 de maio de 2014

UTSM done :)

Mais o mê Prime, antes da partida.
E voilá, la corri os 100 km. Gostei muito da prova, a zona é fantástica em paisagens (Marvão, Castelo de Vide, e umas quantas aldeias esquecidas no Alentejo profundo, e as serranias do Parque Natural da Serra de São Mamede que nunca mais acabam... 7000 m de desnível), um dia de muito calor que dificultou a prova a toda a gente.
Começamos a correr à meia noite no estádio de Portalegre enquanto uma banda tocava Pink Floyd, épico!! As dificuldades começaram logo à saída do estádio, uma verdadeira manada de 700 atletas a correr em picadas de terra batida e a levantar uma nuvem de pó irrespirável... e foi assim ao longo de uns quantos quilómetros. Apanhei o amanhecer perto dos 40 km, aos 50 km comi uma bela bifana em Porto Espada e às 11h estava no Marvão, 60 km, onde pudemos mudar de roupa e calçado, comi uma sopa e fiquei com uma azia desgraçada... tenho sempre problemas de digestão e começaram aqui. Numa corrida destas gasta-se por hora as mesmas calorias que se gastam num dia de repouso, é imperioso comer, fui-me valendo das sandes de presunto que trago de casa na mochila. Isotónicos, barras energéticas, gel... só de pensar dá-me náuseas... por isso aprendi a trazer as sandes de presunto, chocolates snickers e frutos secos. Mas mesmo assim não evito a azia, acaba por ser um mal menor, porque o que realmente provoca a azia são os comprimidos Voltaren, que evitam as dores nas costas e no resto do corpo em geral!!!
Até aos 70 km correu tudo bem, a partir daí o cansaço e o calor bateram muito forte. Mas acho que este tipo de provas são essencialmente um esforço mental, é necessário estar sempre optimista e com a moral em alta. As paisagens brutais e os outros atletas com quem vamos conversando ajudam a superar as dificuldades sem aquelas tretas muito competitivas.
No abastecimento dos 90 km descansei um bom bocado, comi pizza e bebi Coca- Cola, mandei umas piadas e sai redobrado de energia, foram os melhores 10 km da prova, só parei na Meta.
Demorei 19:36:38 o primeiro classificado demorou 10:17 e o ultimo 25:08 desistiram quase 300 atletas.  





Aldeia de Alegrete, km 17 por volta das 2 da manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário